segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Webquest - Geração de 45 - Slides produzidos pelos alunos: Ana Paula e Paulo Vítor

Webquest - Geração de 45 - Slides produzidos pelas alunas: Luiza e Izabelle/ Slide da aluna Larah





Webquest



Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web. O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa. Dodge a define assim:
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."

Descrição geral

Em geral, uma webquest é elaborada pelo professor, para ser solucionada pelos alunos, reunidos em grupos.
A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Essas fontes (também chamadas de recursos) podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
É comum que a Tarefa exija dos alunos a representação de papéis (faraó, arquiteto, escravo), para promover o contraste de pontos de vista ou a união de esforços em torno de um objetivo.

Webquest - Drummond

Trabalho - webquest (Geração de 1945)

TAREFAS


TAREFAS PROPOSTAS:



Clarice Lispector

  1. Escrever um pequeno texto em que explique o que vem a ser o estilo intimista e o fluxo de consciência característicos da obra de Clarice Lispector
  2. Escolher um dos contos da autora publicados no site http://www.releituras.com/clispector_menu.asp e fazer um pequeno texto comentando suas impressões sobre a obra.


Guimarães Rosa

  1. Escrever um pequeno texto em que explique e diferencie o regionalismo dos romances da década de 1930 daquele desenvolvido por Guimarães Rosa.
  2. Escolher um dos contos do autor publicados neste site http://releituras.com/guimaroa_menu.asp e fazer um pequeno texto comentando suas impressões sobre a obra.
João Cabral de Melo Neto

  1. Escrever um pequeno texto em que explique o anti-lirismo e o formalismo de João Cabral de Melo Neto.
  2. Escolher um dos poemas do autor publicados neste site http://releituras.com/joaocabral_menu.asp e fazer um pequeno texto comentando suas impressões sobre a obra.
  3. Elaborar uma pequena exposição de slides sobre João Cabral de Melo Neto. 
  4.  
    Link da Webquest http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tablon_w.php?id_actividad=23126&id_pagina=1

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carlos Drummond de Andrade

 

O CONSTANTE DIÁLOGO-Carlos Drummond de Andrade


Há tantos diálogos
Diálogo com o ser amante
o semelhante
o diferente
o indiferente
o oposto
o adversário
o surdo-mudo
o possesso
o irracional
o vegetal
o  mineral
o inominado
Diálogo consigo mesmo
com a noite
os astros
os mortos
as idéias
o sonho
o passado
o  mais que futuro
Escolhe teu diálogo
e
Tua melhor palavra
ou
Teu  melhor silêncio
Mesmo no silêncio e com o silêncio
Dialogamos.

Recital Poético

video 
Poema declamado pela aluna Janine

O recital poético é um dos produtos finais do Projeto "Inovação literária através do uso das tecnologias da informação e da comunicação".
Poeta modernista da segunda geração, Carlos Drummond de Andrade escreveu o poema “José” em que lançou-se ao encontro da experiência coletiva, participando, solidarizando-se social e politicamente.